Mestrando busca identificar insetos eficientes no controle biológico de pragas da guavira

04/02/2020 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Marina Romualdo

Bruno Fines Rocha durante a defesa da dissertação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Na tarde dessa segunda-feira (3), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveu a defesa de dissertação do mestrando Bruno Fines Rocha. Sob a orientação da professora Dra. Antônia Railda Roel, o discente desenvolveu a pesquisa com o seguinte tema: “Diversidade de himenópteros parasitóides associados à pragas dos frutos de guavira Campomanesia adamantium — Myrtaceae em Campo Grande (MS)”.

Durante o estudo, o foco do trabalho de Bruno foi a guavira. Fruto típico do Cerrado, pouco se conhece sobre o cultivo da planta; logo o mestrando buscou identificar quais são os tipos de insetos que podem atuar no controle biológico das pragas que acometem as mudas.

Segundo Bruno, para identificá-los foi feito um levantamento: “Analisei as plantas existentes no Centro de Pesquisa e Capacitação (Cepaer), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), e fiz uma coleta dos insetos presentes para depois estudar quais deles poderiam agir ou não no controle populacional de pragas”, comentou o mestrando.

Na data, além da orientadora da pesquisa também fizeram parte da banca avaliadora a docente da UCDB Dra. Carina Elisei de Oliveira e a pesquisadora da Agraer Dra. Ana Cristina Araújo Ajalla.

 

Texto sob a supervisão de Natalie Malulei.