Mestrando apresenta retrato da mobilidade urbana em Campo Grande

03/07/2020 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na quinta-feira (2), por videoconferência, a banca de defesa de dissertação do mestrando Roberson Sloma Motter com o tema ‘Mobilidade Urbana, uma responsabilidade emergente: diagnóstico de Campo Grande/MS’, sob a orientação da professora Dra. Fabiana Maluf Rabacow.

“O objetivo foi diagnosticar a situação da mobilidade urbana em Campo Grande. Para isso utilizei uma ferramenta que analisa, avalia e monitora diversos aspectos, dentre eles a acessibilidade universal, modos de transportes, infraestrutura, planejamento integrado, aspectos políticos e sociais. Desse modo, foi possível verificar os pontos positivos e os que precisam de ações para um desenvolvimento urbano sustentável”, explica o mestrando Roberson Sloma Motter.

Ele ressalta que o diagnóstico de Campo Grande resultou em um valor global intermediário, sinalizando que existem pontos a serem melhorados, especialmente no que se refere a incentivos para modos não motorizados e transportes coletivos. “A análise evidencia os prelúdios para um planejamento mais eficiente e equilibrado, colaborando com informações essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas e planos de mobilidade urbana imbuídos pela qualidade de vida urbana”, completa.

Além da orientadora, a banca de defesa será composta pelas professoras Dra. Arlinda Cantero Dorsa e Dra. Camila Amaro de Souza (Uniderp). Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico ppgdl@ucdb.br.