Mestrando analisa dados mundiais sobre a importância de investimento em inovação

06/07/2020 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (3), por videoconferência, a banca de defesa de dissertação do mestrando Leandro Rachel Arguello, com o tema ‘Innovation, network, e emerging jobs: uma abordagem bibliométrica aplicada’, sob a orientação do professor Dr. Michel Constantino.

“A minha pesquisa visa compreender por meio da análise estatística qual a orientação das publicações feitas na base da Web of Sciences de 1945-2020, cruzando este entendimento com os resultados do Global Innovation Index 2020, evidenciando os resultados brasileiros no mesmo. Vimos um apontamento em nível global o desenvolvimento de território. Eles são muito conectados com essa produção de conhecimento e investimentos em inovação e o entendimento de toda a cadeia sistêmica que envolve a inovação e isso reflete não só nos resultados desse Global Innovation Index 2020 que o Brasil ocupou a 68ª posição, mas da forma como esses recursos foram aproveitados”, explica o mestrando Leandro Arguello.

Ele destaca ainda que todos os recursos no final do Global Innovation apresentaram gap grande diante do que foi investido para o resultado obtido. “Fica uma atenção maior em relação a não só a mais investimentos na inovação, mas investimentos na conversão desses esforços do que é investido para o resultado obtido”, conclui.

Além do orientador, a banca de defesa será composta pelos professores Dr. Heitor Romero Marques (UCDB), Dr. Padre Pedro Pereira Borges (UCDB) e Dr. José Carlos Taveira (Insted). Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico ppgdl@ucdb.br.