Mestranda pesquisa peptídeo da secreção cutânea da pele de anfíbio no combate de bactérias e protozoários

28/04/2020 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (24), por meio de videoconferência, a banca de defesa de dissertação da mestranda Patrícia Souza e Silva, com o tema “Avaliação microbiológica ìn vitro e ìn silico de peptídeos bioinspirados na temporina-PTa da secreção cutânea de Hylarana picturata”. A pesquisa contou com orientação do professor Dr. Ludovico Migliolo (UCDB).

“Fizemos desenhos racionais de peptídeos bioinspirados em temporina-PTa, um peptídeo da secreção cutânea da pele de anfíbio  (Hylarana Picturata), que vem a ter atividades frente a bactérias patogênicas e protozoários patogênicos. O estudo in silico foi feito para ter uma ideia de como esses peptídeos estão  interagindo com as membranas, de bactéria principalmente”, explica a mestranda.

A conclusão da pesquisa mostra a eficácia de um possível fármaco. “Concluímos que os peptídeos planejados racionalmente, a temphylarata-1 e temphylarata-2, matou em 100% bactérias patogénicas e diminuiu o crescimento do protozoário T.cruzi, na fase tripomastigota.Tivemos uma melhora oito vezes se comparada com o peptídeo parental temporina-PTa. Esse planejamento racional vem como um futuro promissor para a formulação de novos fármacos de peptídeos antimicrobianos derivados da secreção de pele de anfíbios”.

Além do orientador e coorientadores, a banca de defesa foi composta pelos professores Dr. Octávio Luiz Franco (UCDB) e Dr. Sérgio Espíndola Preza (UFMS). Mais informações sobre o programa de pós-graduação pelo telefone (67) 3312-3768.