Mestranda identifica fatores de risco em gestações de crianças portadoras de transtornos psicológicos

15/02/2019 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Marina Romualdo

Rosany Guterrez Nunes (de camisa preta) junto com os docentes que integraram a banca avaliadora da dissertação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Identificar fatores de risco que poderiam estar presentes durante as gestações de crianças que desenvolveram transtorno bipolar ou do espectro da esquizofrenia — esse foi o intuito da pesquisa desenvolvida por Rosany Guterrez Nunes, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco.

Na tarde desta quinta-feira (14), a discente apresentou à banca avaliadora a dissertação desenvolvida e esclareceu como a pesquisa foi feita. De acordo com Rosany, o trabalho partiu de um estudo com pacientes de algumas Unidades de Pronto Atendimento de Campo Grande e foi constatado que a maioria das mães das crianças, durante a gestação, tiveram complicações obstétricas. Além disso, foram investigados casos de traumas precoces como: abuso físico, emocional, herança familiar e idade paternas.

Com o título “Fatores de risco em familiares e portadores de esquizofrenia e transtorno bipolar”, a dissertação foi avaliada pelo orientador do trabalho, Dr. André Barciela Veras; pelos docentes da UCDB Dr. André Augusto Borges Varella e Dr. Márcio Luís Costa; e também pela professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Dra. Verônica de Medeiros Alves. Para obter mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado), entre em contato por meio do número (67) 3312-3605.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.