Mestranda em Desenvolvimento Local defende dissertação sobre acessibilidade

06/12/2018 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Waldete Alves de Paula Salineiro, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu a dissertação nesta terça-feira (4), na sala de defesa do bloco B. “Acessibilidade às Edificações do Patrimônio Histórico Cultural Tombado na Esfera Estadual em Campo Grande/MS” foi o tema do estudo feito pela mestranda sob orientação da professora Dra. Maria Augusta de Castilho.

O trabalho foi como uma discussão sobre como promover a acessibilidade aos patrimônios culturais tombados na esfera estadual em Campo Grande, que são edificações como a Casa do Artesão, a Maçonaria, a escola Maria Constança de Barros próxima a antiga rodoviária, a Igreja São Benedito – Tia Eva e o antigo quartel da nona região militar.

Além de pesquisar em livros e revistas, Waldete fez uma visita in loco em cada patrimônio, com um documento cedido pela UCDB permitindo acesso aos locais, fazendo um registro através de fotos. A acadêmica detectou durante a pesquisa que somente o antigo quartel, onde foi feita uma recente reforma pelo Sesc, promoveu essa disponibilidade.

“Quando tratamos de acessibilidade, nós falamos não só sobre a pessoa com deficiência, mas também o idoso, a gestante, alguém com a mobilidade reduzida, que queira acessar o patrimônio e fazer a visitação a cultura e a história”, declarou a mestranda. 

Além da orientadora da pesquisa, compuseram a banca avaliadora o professor da SECTEI/MS, Dr. Fábio Germano da Silva e a professora da UCDB, Dra. Dolores Pereira Ribeiro Coutinho. Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local entre em contato por meio do número (67) 3312-3612.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes