Mestranda da UCDB identifica a planta ora-pro-nóbis como alternativa para a nutrição de ruminantes

31/05/2018 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Brenda Oliveira

Endyara Signor Kohl defendeu dissertação em uma das salas de aula do bloco B

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Na tarde desta quarta-feira (30), a mestranda Endyara Signor Kohl do Programa de Pós-Graduação  em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (Agroambiental) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu a dissertação desenvolvida durante o curso. Sob orientação do professor Dr.  Rodrigo Gonçalves Mateus, a pesquisa feita por ela teve como tema o “Potencial de uso de Pereskia aculeata Miller na nutrição de ruminantes”.

Durante o estudo, Endyara utilizou uma planta popularmente conhecida como ora-pro-nóbis na alimentação de bovinos. A aplicação foi considerada porque essa espécie de cacto, possui 24% de proteína, um alto índice se comparado aos elementos tradicionais utilizados na nutrição animal, como milho e a soja. Além disso, a folha é riquíssima em aminoácidos essenciais que são difíceis de serem encontrados nos alimentos como leucina, valina e lisina.

Ao apresentar a pesquisa à banca examinadora, no bloco B da Universidade, a mestranda apresentou importantes resultados obtidos a partir do estudo. “As taxas e as velocidades de degradação dos componentes botânicos apresentados permitem o uso da Ora-pro-nóbis como volumoso na alimentação de ruminantes, porém em uma maior produção de biomassa, recomenda-se o plantio mais adensado”, pontuou a mestranda.

Na data, além do orientador da dissertação, avaliaram o trabalho o professor Dr. Denilson de Oliveira Guilherme, da UCDB, e o professor Dr. Eduardo Souza Leal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Agroambiental da UCDB podem ser obtidas por meio do número: (67) 3312-3501.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.