Mestranda analisa comunidade na área central com potencialidades para o desenvolvimento local

21/02/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari

Mariel Guerreiro da Fonseca Martins apresentou a dissertação à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveu, na tarde desta quarta-feira (20), a defesa de dissertação da mestranda Mariel Guerreiro da Fonseca Martins. Sob orientação da professora Dra. Maria Augusta de Castilho, o estudo desenvolvido pela discente abordou o tema: “O centro espírita Discípulos de Jesus com potencialidades para o desenvolvimento local no contexto da territorialidade central de Campo Grande (MS)” .

Durante a apresentação do trabalho para a banca avaliadora, a mestranda expôs que o conceito de desenvolvimento local está presente na comunidade Casa de Amália, em que voluntários do centro espírita Discípulos de Jesus atuam implantando ações para promover o bem-estar das famílias e contam com a participação ativa dos moradores. “Para que o desenvolvimento de uma determinada região aconteça o processo deve ocorrer de dentro para fora. É preciso que os integrantes da comunidade se unam em prol de um único objetivo e isso foi visto no local”, pontuou Mariel.

Outro ponto identificado pela discente foi o sentimento de pertencimento dos moradores em relação à região. “Tanto pela historiografia quanto pelas respostas que obtive dos participantes a partir dos questionários, foi possível constatar fatos que fazem com que essas pessoas se identifiquem com o local e se reconheçam como pertencentes daquela comunidade”, explicou a mestranda.

Participaram da banca de defesa junto com a orientadora da dissertação, a docente da UCDB Dra. Arlinda Cantero Dorsa e a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Inês Aparecida Tozetti (UFMS).

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna