Mestranda aborda impactos na rota bioceânica em Porto Murtinho

30/06/2021 - 7:19 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia mestrado e doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na segunda-feira (28), por meio de videoconferência, a banca de defesa de dissertação da mestranda Gabriela Pereira da Silva, com o tema “Políticas públicas de proteção social e fronteira: transformações societárias na cidade de Porto Murtinho/MS”. A pesquisa teve a orientação da professora Dra. Luciane Pinho de Almeida.

“O objetivo foi compreender de que forma a chegada da Rota Bioceânica no município de Porto Murtinho vai impactar questões sociais do município e entender de que modo as políticas públicas de saúde e assistência social devem atuar nesse processo de transformação. Com isso pretendemos auxiliar o desenvolvimento de políticas de proteção social e garantia de direitos da fronteira”, explica a mestranda.

Ela conclui ainda que a Rota Bioceânica provocará mudanças significativas na estrutura da cidade, assim além do desenvolvimento econômico, pode acentuar as questões sociais e de saúde do município que atualmente já sofre com a sobrecarga nos serviços públicos devido à particularidade da fronteira. “Por isso, é necessário que as políticas públicas atuem em consonância com o país vizinho, o Paraguai, que passa por questões semelhantes quanto à chegada da Rota Bioceânica. Ao fortalecer o relacionamento e integração dos povos e culturas, será possível atuar para que os dois lados da fronteira sejam beneficiados por esse projeto, promovendo o protagonismo da população fronteiriça”, completa.

Além da orientadora, a banca examinadora foi composta pelos professores Dr. Rodrigo Lopes Miranda (UCDB), Dra. Francisca Bezerra de Souza (UCDB) e  Dra. Sônia Margarida Gomes Sousa (PUC/GO). Mais informações sobre o programa pelo telefone (67) 3312-3605.