Mestranda aborda a pedagogia Guarani / Kaiowa em dissertação da UCDB

17/02/2020 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Mestranda Aurieler Jaime de Abreu

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (14) a defesa da dissertação da mestranda Aurieler Jaime de Abreu, que abordou o tema “A pedagogia guarani nas percepções dos professores guarani e kaiowá: um estudo a partir dos relatórios da ação saberes indígenas na escola”, sob a orientação do professor Dr. Carlos Magno Naglis Vieira.

“Busquei trabalhar realmente qual a percepção desses professores acerca da pedagogia Guarani e como ela se encontra dentro da sala de aula de uma escola específica e diferenciada, bilíngue, multilíngue e comunitária. Tomei como base de estudo os relatórios da Ação Saberes indígenas na Escola em Mato Grosso do Sul”, explica a mestranda.

Ela reforçou ainda que a pedagogia Guarani não é algo como a pedagogia ocidental. “Ela não está datada e não está colocada em livro. Ela pertence a oralidade e cultura, permeia os sujeitos desde o nascimento e acompanham eles durante a vida adulta. Ela não é hierarquizada e nem engessada, diferente da nossa pedagogia ocidental. Permite que o sujeito seja ativo durante o processo pedagógico”, completa.

Além do orientador, a banca de defesa também foi composta pelos professores Dra. Adir Casaro Nascimento (UCDB) e Dra. Joelma Crisna Parente Monteiro Alencar (UEPA).