Impacto da aprendizagem profissional na vida de adolescentes é avaliado por doutorando da Católica

15/04/2020 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Leandro Henrique de Araújo Leite (no centro, de camiseta amarela), ao lado dos professores que integraram a banca avaliadora. (Foto: Arquivo pessoal - registro feito no dia da qualificação)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Cidade dos meninos: A aprendizagem profissional na perspectiva do Desenvolvimento Local” foi o tema do estudo desenvolvido por Leandro Henrique de Araújo Leite por meio do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O pesquisador buscou identificar de que maneira o programa de aprendizagem profissional oferecido pela Organização Não Governamental (Ong) Cidade dos Meninos, em Campo Grande, influencia na vida dos adolescentes atendidos e se a inciativa é capaz de promover o desenvolvimento dos jovens enquanto seres humanos e não somente como profissionais.

Na execução do trabalho, Leandro entrevistou dez jovens, entre homens e mulheres, que já passaram pelo programa de aprendizagem profissional e atualmente possuem mais de 20 anos. “Eram adolescentes em situação de vulnerabilidade social e a maioria, hoje, conseguiu fazer um curso superior. Além disso, muitos ocupam um cargo de gestão nas empresas em que começaram a trabalhar como menores aprendizes. Os jovens que eu entrevistei disseram que o projeto os ajudou a superar o medo, com o dinheiro recebido eles conseguiram garantir a primeira parcela da universidade e até mesmo ajudar a pagar as despesas da família”, relatou o pesquisador.

A partir dos dados coletados, Leandro pode concluir que além de permitir que o adolescente ingresse no mercado de trabalho, o programa de aprendizagem profissional possibilita sim que ele se desenvolva como um todo. “A pesquisa comprovou que há essa contribuição por parte da iniciativa da Cidade dos Meninos, pois o projeto teve uma participação direta na vida dos menores atendidos e fez com que eles pudessem alcançar os objetivos de vida que tinham”, pontuou o discente.

O trabalho foi desenvolvido por Leandro sob a orientação do professor Dr. Heitor Romero Marques. No dia 8 deste mês, o pesquisador defendeu a tese feita durante o curso por meio de videoconferência, devido às medidas de prevenção ao novo coronavírus adotadas pela Católica. Participaram da banca avaliadora, além do orientador do trabalho, os professores da UCDB Dr. Pedro Pereira Borges e Dra. Arlinda Cantero Dorsa e os docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Linoel de Jesus Leal Ordoñez e Dra. Milene Bartolomeu Silva.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna