Humanização da saúde na Santa Casa é objeto de estudo de mestrando da UCDB

19/08/2019 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari

Rômulo Gustavo de Moraes Ovando apresentou a dissertação à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Humanização dos serviços de saúde no complexo hospitalar da associação beneficente Santa Casa de Campo Grande (MS)” foi tema de dissertação defendida, na sexta-feira (16), por Rômulo Gustavo de Moraes Ovando, mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Orientado pela professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat, o discente teve como objetivo identificar o contexto em que foi constituída e como funciona atualmente a Associação Beneficente de Campo Grande Santa Casa (ABCG/MS). Além disso, também analisou as práticas do atendimento humanizado, no sentido de garantir a dignidade das pessoas ao direito à saúde.

De acordo com Rômulo, a pesquisa identificou que faz parte da natureza institucional da Santa Casa, desde a fundação, a caridade e a filantropia. Sendo assim, o local garante atendimento humanizado e digno para os pacientes. Além da orientadora do trabalho, a banca foi composta pela professora da UCDB Dra. Arlinda Cantero Dorsa e pela docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Elisaide Trevisam.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.