Doutorandos em Psicologia qualificam projetos de pesquisa durante o I Encontro entre Saberes

29/05/2018 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Carolina Felix Ramos Eduardo de Campus foi a primeira doutoranda em Psicologia a apresentar o projeto de pesquisa à banca nesta segunda-feira (28)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Encerra-se nesta terça-feira (29) o I Encontro entre Saberes, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A ação é uma das etapas do processo exigido para que o aluno torne-se doutor e vem como a primeira fase de análise da pesquisa, quando os trabalhos são avaliados e julgados a partir do mérito científico de cada um.

Na data, será a apresentação dos alunos que integram a linha de pesquisa 2 — voltada para a utilização do método qualitativo.  Participarão da qualificação os doutorandos: Camilla Fernandes Marques, Débora Fernanda Haberland, Evelyn Denisse Felix de Oliveira, Gillianno José Mazzetto de Castro, Lourdes Rosalvo da Silva dos Santos, Rosângela Fernandes Pinheiro Nantes, Sofia Urt Frigo e Tatiana Teixeira de Siqueira Bilemjian Ribeiro.

As apresentações dos trabalhos iniciaram-se na segunda-feira (28), quando os alunos da linha de pesquisa 1, que utiliza o método quantitativo, expuseram os projetos desenvolvidos. Ao todo, três doutorandos participaram da avaliação: Carolina Felix Ramos Eduardo de Campus, Fernando Faleiros de Oliveira e Renan da Cunha Soares Junior.

“A partir da análise do estudo, a ideia é que a gente receba orientações para aprimorar as propostas  e, após os devidos encaminhamentos, possamos fazer os procedimentos de liberação da pesquisa, submissão ao comitê de ética e outras etapas necessárias para que possamos avançar”, explicou Fernando.

Durante a manhã de qualificação, Carolina foi a primeira doutoranda a apresentar o projeto elaborado, que teve como tema “A influência da equitação terapêutica na percepção da qualidade de vida dos atletas paralímpicos de bocha da Associação Driblando as Diferenças do município de Campo Grande – MS”.

Ao desenvolver o estudo, a pesquisadora buscou mensurar a qualidade de vida dos paratlétas que participam da equoterapia, por meio de questionários e também pela força muscular respiratória, medida antes e depois do método terapêutico por meio de um aparelho chamado manovacuômetro digital. Segundo Carolina os resultados foram promissores: “Não só a força muscular do paratléta melhorou com a equitação, mas também a sociabilidade deles”.

Outro doutorando que usou questionários para o desenvolvimento da pesquisa foi Renan, ao analisar o “Uso de celulares no trânsito”. Com o intuito de levantar dados para a criação de políticas públicas que evitem acidentes de trânsito pro provenientes do uso incessante do celular, Renan utilizou um instrumento americano e possui a intenção de trazê-lo para o Brasil.

Já Fernando, teve como foco da pesquisa os psicólogos brasileiros enquanto trabalhadores. O doutorando verificou as condições do ambiente laboral por meio de fatores psicossociais e também da capacidade que os profissionais têm para suportar o local de trabalho e manter a saúde física e mental em relação à função. “Nós como psicólogos pesquisamos diversos grupos, mas não há ninguém que pesquise os psicólogos. Por isso, minha ideia é desenvolver um estudo para cuidar do cuidador”, esclareceu.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna