Doutorandos e mestrandos da UCDB vivenciam na prática iniciativas de desenvolvimento local

02/09/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), tiveram a oportunidade de vivenciar na prática algumas iniciativas de desenvolvimento local, com base na interação de diferentes conhecimentos, inclusive mediada por tecnologias digitais inseridas em ecossistemas de inovação em Campo Grande e região. A atividade faz parte da disciplina “Processos Coletivos de Aprendizagem e Inovação Territorial”, ministrada pelos professores doutores Cleonice Alexandre Le Bourlegat, Heitor Romero Marques e Josemar Campos Maciel.

“Essa experiência é um demonstrativo da necessidade que a academia tem de se interconectar com a realidade territorial que busca apreender, para se pensar e agir num processo de desenvolvimento local”, destacou a coordinadora do programa internacional de mestrado em Desenvolvimento Territotial Sustentável Erasmus Mundus na UCDB, professoara Dra Cleonice Alexandre Le Bourlegat.

A primeira vivência deu-se por meio de diálogos mantidos com a equipe responsável pela Agência de Inovação e empreendedorismo (S-Inova) da UCDB, em relação às iniciativas relativas ao empreendedorismo dentro da universidade e Mato Grosso do Sul. “Foram apresentadas as experiências mantidas por meio do núcleo de empreendedorismo, que atua propagando o espírito empreendedor no ambiente da UCDB;  núcleo de inovação tecnológica, que identifica os projetos inovadores, estabelecendo uma ponte entre eles e o mercado; incubadora S-Inova, que se ocupa de oferecer apoios, suporte e orientação ao processo de pré-incubação e incubação de empresas, desde que possuam caráter inovador ou tecnológico”, ressaltou professora.

Visitaram a equipe de consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Programa Lab Cidades), no suporte à Prefeitura Municipal, para a iniciativa do Laboratório Efêmero de Campo Grande. “Este laboratório urbano está propondo uma escuta e diálogo com os vários segmentos sociais de Campo Grande, no sentido de construir por meio de diferentes visões e projetos já existentes, uma experiência de inteligência coletiva, definindo de forma inovativa, o futuro uso da Esplanada Rodoviária. Essa iniciativa faz parte da proposta municipal do estabelecimento de diretrizes urbanas para a requalificação do centro da cidade”, explica.

Também visitaram o Living Lab, uma iniciativa do Sebrae/MS. “Trata-se de um Laboratório Vivo de inovação, inaugurado em 2016, que atua de forma colaborativa com 42 instituições parceiras, públicas e privadas, cujo objetivo é desenvolver ideias empreendedoras inovadoras de startups em todo Mato Grosso do Sul. O laboratório dialoga e oferece suporte às startups, por meio de mentorias na promoção de conexões e aceleração a essa iniciativas, para que os modelos de negócio disruptivos possam ser repetíveis e ganhar escalaridade”, finaliza.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna