Doutorando usa visão computacional para classificar plantas daninhas em lavoura de soja

16/04/2020 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na terça-feira (14), via videoconferência, a banca de defesa do doutorando Nícolas Alessandro de Souza Belete com o tema da tese “Visão computacional para classificação de plantas daninhas em lavouras de soja”. O trabalho contou com a orientação do professor Dr. Hemerson Pistori e coorientação dos professores Dr. José Marcato Junior e Dr. João Manuel Ribeiro da Silva Tavares.

A pesquisa contou com imagens capturadas em plantações de soja em fazenda experimental de Dourados. “O objetivo da minha tese é desenvolver e avaliar uma solução de visão computacional para auxiliar no monitoramento de plantas daninhas em lavouras de soja, a partir de imagens capturadas por veículos aéreos não tripulados”, explica.

Ele ressalta que os experimentos foram realizados na UCDB e na Universidade do Porto (Portugal). “Os resultados mostraram que a abordagem proposta é promissora para o monitoramento de plantas daninhas, por espécie, em lavouras de soja, utilizando imagens de veículos aéreos não tripulados”, destaca.

Além do orientador e coorientadores, a banca de defesa foi composta ´pelos professores Marco Horishi Naka (UCDB), Dr. Denilson de Oliveira Guilherme (UCDB), Dra. Eleonice de Fátima Dal Magro (Unir) e Dr. MArcelo Rafael Both (IFPR). 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica