Indique a um amigo

Doutorando pesquisa qualidade de vida em pacientes no período pós-cirurgia de cabeça e pescoço

24/04/2020 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Doutorando Anderson Borges de Carvalho

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Católica dom Bosco (UCDB)  realizou ontem (23) a banca de defesa de tese do doutorando Anderson Borges de Carvalho, com o tema “Qualidade de vida e estratégias de Coping em pacientes no período pós-cirurgia de cabeça e pescoço”. O trabalho contou com a orientação da professora Dra. Heloisa Grubits

“Meu objetivo foi identificar as estratégias de coping [conjunto complexo de comportamentos e atitudes que compartilham da finalidade de mediar a situação estressora e sua vivência] de maior funcionalidade utilizadas por pacientes tratados cirurgicamente pelo Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital de Câncer Alfredo Abrão no enfrentamento da doença e sua percepção associada de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde”, explica o doutorando.

Ele destaca ainda que os resultados obtidos na pesquisa, o coping no Câncer de Cabeça e Pescoço (CCP), de forma ideal, “deve ser mediado a partir da junção da emoção e foco no problema, de forma a possibilitar ao indivíduo acionar mecanismos internos que respondam às diversas demandas que surgem no tratamento desta doença, em especial após a realização de uma cirurgia em que sequelas são determinantes”.

Além da orientadora, a banca examinadora foi composta pelos professores Dra. Sonia Grubits (UCDB), Dr. Carlos Alberto Ferreira de Freitas (UFMS) e Dr. José Ángel Vera Noriega (CIAD - México). Mais informações sobre o programa de pós-graduação pelo telefone (67) 3312-3605.

 

Notícias


01/07/2020 - 07:00 - Vestibular

Inscreva-se para o Vestibular de Inverno da UCDB

Prova será on-line e gratuita



29/06/2020 - 09:00 - UCDB

Prazo para renovação do Fies é prorrogado até amanhã

Procedimento deve ser feito via internet