Doutorando desenvolve software que permite a contagem automática de alevinos

28/06/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei e Carine Ferrari

Vanir Garcia apresentou a tese desenvolvida à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, nessa quinta-feira (27), a banca de defesa da tese do doutorando Vanir Garcia. Sob orientação do professor Dr. Hemerson Pistori e coorientação do docente Dr. Marco Hiroshi Naka, o discente abordou o seguinte tema “Contagem automática de alevinos”.

Com a proposta de solucionar um problema real, enfrentado por quem atua no ramo da aquicultura como é o caso do Projeto Pacu, localizado em Terenos, o discente participou do desenvolvimento de um software baseado em visão computacional que permite a contagem automática dos alevinos na hora da venda, já que anteriormente, o processo era feito manualmente — os colaboradores da empresa utilizavam peneiras para separar os peixes que iriam ser entregues para o comprador e, além de demorada, a contagem não era precisa.

O desenvolvimento do “contador de alevinos” fez parte de um projeto amplo que envolve outros pesquisadores do grupo de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Visão Computacional (Inovisão) da Católica. Cada integrante criou uma parte do projeto referente à área do conhecimento que domina e juntos eles montaram uma estrutura física aliada ao software que permite a contagem automática dos peixes. O processo funciona da seguinte maneira: na hora da transferência de um tanque para o outro, os alevinos passam por uma esteira. O movimento é capturado por uma webcam e o software é capaz de receber a imagem e identificar a quantidade de peixe que passa pelo local.

Na data da defesa de tese do Vanir, participaram da banca avaliadora, junto com o orientador e com o coorientador do trabalho, os docentes da UCDB Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira e Dra. Milena Wolff Ferreira e os professore do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Dr.  Angelo César de Lourenço (IFMS) e Dr. Jiyan Yari.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica