Doutorando da UCDB faz análise fenomenológica do desenvolvimento econômico

13/11/2020 - 17:15 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizou na sexta-feira (13), por meio de videoconferência, a banca de defesa de tese do doutorando Victor Hugo de Oliveira Marques, com o tema ‘Desenvolvimento: uma abordagem fenomenológica’, sob a orientação do professor Dr. Josemar de Campos Maciel.

“Primeiro tracei um diagnóstico, por meio de uma análise fenomenológica, das principais teorias de desenvolvimento e percebi que estas ocultam um dado fundamental: a ausência de uma unidade no conceito de desenvolvimento o levou a uma redução econômica. Em seguida, ofereci um prognóstico para esse ocultamento da pluralidade do desenvolvimento frente à hegemonia econômica.  A redução do desenvolvimento à Economia promoveu um desenraizamento, ou seja, desenvolver virou sinônimo de não mais pertencer ao meio em que se vive. Cada vez mais que o desenvolvimento se instala, menor é o contato das pessoas com as coisas naturais, gerando problemas ambientais, sociais, entre outros”, explica o doutorando, que também é professor e coordenador do curso de Filosofia na UCDB.

Ele conclui que é preciso reverter esta situação para a preservação do meio ambiente e de nossa própria existência.  “A compreensão das relações humanas com seu meio deve ser enfrentada, retomando o enraizamento deste homem às suas origens. Somente dentro desse processo de compreensão do modo de ser do homem, que é dependente com o ser da natureza, que nós vamos entender que todas as suas ações em prol do desenvolvimento devem levar em consideração as relações com seu meio”, conclui.

Além do orientador, a banca de defesa foi composta pelos professores Dr. André Brayner de Farias (PUCRS), Dra. Anita Guazzelli Bernardes (UCDB), Dra. Arlinda Cantero Dorsa (UCDB) e Dr. Luis Alejandro Lasso Gutierrez (UFMS). 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna