Doutorando avalia condições de saúde de quatis urbanos

23/07/2021 - 9:36 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Os quatis são constantemente avistados em algumas regiões de Campo Grande. Mais presentes, especificamente, nas regiões do Parque do Prosa e da Base Aérea de Campo Grande, são focos de estudos do grupo Insana Huna, liderado pelo professor da Universidade Católica Dom Bosco, Dr. Heitor Miraglia Herrera. Na última terça-feira (20), um dos doutorandos, Gabriel Carvalho de Macedo, defendeu sua tese que tinha como objetivo verificar as condições de saúde dos animais.

“A Influência do Parasitismo por Leishmania spp. e Ancilostomatideos na saúde de quatis (Carnivora, Procyonidae, Nasua nasua) de Campo Grande, Mato Grosso do Sul” foi o tema pesquisado por Gabriel no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária. “Nós consideramos que é muito importante avaliar a saúde dos quatis na área urbana porque esses animais apresentam grandes populações, fruto da ausência de predadores naturais e grande disponibilidade de alimentos que são descartados nas lixeiras pelos seres humanos. Avaliamos como os parâmetros de saúde (exames hematológicos e bioquímicos) se comportam em diferentes grupos de quatis, de acordo com o sexo, a idade e o fragmento florestal. Nesse último aspecto, consideramos as diferenças que as duas áreas apresentam: o Parque Estadual do Prosa é uma área unidade de conservação ambiental, enquanto que a Vila da Base Aérea é uma área privada e residencial. Dessa forma, avaliamos como a presença humana pode interferir na saúde dos quatis. Os resultados indicaram que animais da Vila da Base Aérea estão mais expostos à quadros de estresse e de intoxicação, consequência da exposição continua desses animais aos seres humanos que ali residem com seus animais domésticos”, detalhou o doutorando.

Mais especificamente sobre a presença dos parasitas Leishmania spp. e vermes intestinais, Gabriel constatou que os animais, apesar de estarem parasitados, não têm sua saúde comprometida pois apresentam infecções crônicas e assintomáticas. “Dessa forma, deve-se considerar o quati como uma espécie que pode ter um papel importante nos ciclos de transmissão desses parasitas, que são de importância para a saúde pública”, afirmou.

O trabalho foi orientado por Heitor Herrera e coorientado por Dr. Filipe Martins Santos. A banca examinadora foi composta por Dra. Gisele Braziliano de Andrade, Dra. Grasiela Edith de Oliveira Porfírio Petry, Dra. Daniele Bier Borges e Dra. Thyara de Deco Souza e Araujo.