Doutoranda pesquisa composto com potencial fármaco para tratamento da obesidade

20/04/2020 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia mestrado e doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (17), por videoconferência, a banca de defesa da doutoranda Beatriz Torres Meneguetti Mandruzzato, com o título da tese “Desenho Racional de Peptídeos Análogos ao Neuropeptídeo Y para o Tratamento da Obesidade”. O trabalho contou com orientação do professor Dr. Octávio Luiz Franco e coorientação dos professores Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (UCDB), Dr. Nuno Correia dos Santos (Universidade de Lisboa - Portugal) e Dr. Marlon Henrique Silva e Cardoso (UCDB).

“Tivemos o objetivo de desenvolver um peptídeo que apresentasse atividade na redução do apetite. Um potencial fármaco para o tratamento da obesidade”, destacou a doutoranda.

Ela destaca ainda que o peptídeo foi desenvolvido para atuar na região cerebral, mais precisamente no hipotálamo. “A região cerebral pode ser considerada a principal região na regulação da ingestão de alimento. Estudamos como funcionava essa comunicação cerebral para que ocorresse a transmissão do sentimento de fome ou saciedade”.
 
A pesquisa contou com ferramentas computacionais, com a colaboração dos pesquisadores Dr. Sergio Preza (UCDB), Dr. Ludovico Migliolo (UCDB), Dr. Marcos Amaral (UFMS) e Dr. Marlon Henrique Cardoso (UCDB).  “Foram realizados diversas simulações computacionais para que fosse possível obter informações sobre a atuação deste peptídeo na região cerebral. Para a confirmação da atividade na redução do apetite, foram realizados testes em modelos animais em parceria com a Dra. Márcia Mortari (UnB). Os animais foram submetidos a indução do quadro de obesidade e após o tratamento com os peptídeos, foi possível observar uma redução significativa do peso. Nós comparamos a atividade dos peptídeos, com o medicamento sibutramina, que geralmente é utilizado no tratamento da obesidade”, finaliza.
 
Além do orientador e coorientadores, a banca de defesa foi composta pelos professores Dra. Susana Elisa Moreno (UCDB), Dr. Jeeser Alves de Almeida (UFMS) e Dr. Bernardo Petriz (UDF), tendo como membro suplente a Dra. Elizabete Cândido (UCDB). Mais informações sobre o programa pelo telefone (67) 3312-3768.