Doutoranda pesquisa aprendizagem profissional de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

10/06/2019 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari

Simone Beatriz Assis de Rezende apresentou a tese à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Aprendizagem profissional para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa com restrição de liberdade: desenvolvimento humano e reintegração social” foi tema da tese defendida, na sexta-feira (7), pela doutoranda Simone Beatriz Assis de Rezende. A pesquisa foi realizada por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) sob orientação do professor Dr. Pedro Pereira Borges.

Com o objetivo de verificar a viabilidade da aprendizagem profissional como auxilio na reintegração social do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, com restrição de liberdade, especificamente na perspectiva do trabalho e do desenvolvimento humano, a discente coletou depoimentos de dois grupos para compor a pesquisa: adolescentes que estão inseridos no programa e jovens egressos das medidas socioeducativas, que também participaram da aprendizagem profissional.

De acordo com a doutoranda, o projeto surgiu quando ela percebeu a existência de altos índices de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa: “Vi a necessidade da construção de estratégias eficazes para a reintegração social e desenvolvimento humano desses adolescentes e, para isso, decidi criar a pesquisa, que envolve a coleta de dados em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro”, esclareceu Simone.

Além do orientador da pesquisa, participaram da banca avaliadora a coorientadora, professora Dra.Cleonice Alexandre Le Bourlegat, os professores Dr. Heitor Romero Marques e Dr. Ricardo José Macedo de Britto Pereira e as professoras Dra. Arlinda Canteiro Dorsa e Dra. Kátia Magalhães Arruda do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Texto sob supervisão Natalie Malulei.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna