Doutoranda colombiana vai desenvolver primeira etapa da tese na UCDB

20/11/2018 - 8:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Com o objetivo de realizar pesquisas voltadas para a caracterização de pequenos sistemas coletivos de abastecimento de água com base em seus componentes e suas relações, a doutoranda em Ciências Ambientas Kelly Andrea Aguierre Osorio, da Universidad Tecnológica de Pereira (UTP), na Colômbia, optou pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para o desenvolvimento parcial da primeira etapa de sua tese.

Intitulado como “Sustentabilidade dos pequenos sistemas de abastecimento de água na prestação do serviço de aquedutos” a proposta de pesquisa da doutoranda é orientada pelo professor Dr. Diego Paredes Cuervo, coordenador do Grupo de investigación en Água y Saneamiento - GIAS (Grupo de Pesquisa de Água e Saneamento) da UTP.

No Brasil, o coordenador do curso de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB Dr. Fernando Jorge Magalhães auxiliará na coleta de dados possibilitando o reconhecimento de sistemas de abastecimento de água e condições específicas de saúde, percepção ambiental, entre outros aspectos das comunidades rurais quilombolas do estado de Mato Grosso do Sul. Podendo assim atingir seu objetivo, a análise de expectativas de fortalecimento de sistemas de abastecimento de água em nível internacional e/ou regional.

“A ideia era poder conhecer e classificar pequenos sistemas coletivos de abastecimento, canalizar experiências de fortalecimento de sistema de abastecimento de água a nível internacional”, comentou Kelly.

A discente também explicou o interesse e desenvolver sua tese nos países da América do Sul. “Me interessa a América do Sul pelas condições similares que possui com a Colômbia, desde climáticas, geográficas ou nacional, então a ideia era conhecer comunidades quilombolas e o funcionamento de seus sistemas de abastecimento aqui em Mato Grosso do Sul, criando uma problemática e uma solução para ela. Tenho muito interesse em trabalhar com pequenas comunidades”.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes