Doutoranda aponta em tese impactos causados por usinas hidrelétricas na bacia do alto rio Paraguai

06/11/2020 - 12:13 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (6), por meio de videoconferência, a defesa de tese da doutoranda Silvia Cristina Santana Zanatta, com o tema ‘Saudade do cheiro do rio’, sob a orientação do professor Dr. Josemar de Campos Maciel.

“A minha preocupação foi em olhar a borda do Pantanal, como a Bacia do Alto rio Paraguai está sendo tratada em relação a produção de energia hídrica. É assustador, porque a gente acha que o Pantanal está super protegido porque não pode instalar hidrelétrica, só que nada protege a borda do Pantanal. A gente tem de proteger não só o Pantanal, mas o entorno dele, pois tudo reflete na planície.”, explica a doutoranda. 

O estudo detalha que em volta Pantanal já existem 52 usinas instaladas, barrando rios, causando severos impactos ambientais, econômicos e sociais, por envolver comunidades ribeirinhas. “Além dessas usinas em operação, estão previstas a instalação de mais 101 projetos na bacia do alto rio paraguai. Se todas essas usinas se viabilizarem, a gente corre um sério risco de perder o Pantanal como ele é conhecido hoje, pois vamos ter uma alteração muito brusca em sua dinâmica. A gente saí do pressuposto que essas usinas são muito importantes, só que elas geram pouquíssima energia, nem 1% do total de energia hídrica brasileira”, completa a pesquisadora.  

Outro ponto abordado pela pesquisa é que uma das comunidades de pescadores se uniram em ação na Justiça contra esses empreendimentos. “Eles pedem que sejam revistas a situação e que a empresa, uma vez não podendo mais reverter o dano, que pelo menos se responsabilize por eles”, conclui 

Além do orientador, a banca examinadora foi composta pelos professores Dra. Anita Guazzelli Bernardes (UCDB), Dra. Arlinda Cantero Dorsa (UCDB), Dra. Solange Kimie Ikeda Castrillon (Unemat) e Dr. Álvaro Banducci Júnior (UFMS). As inscrições para o processo seletivo 2021A de candidatos ao Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da UCDB podem ser feitas até 16 de novembro. Inscreva-seclicando aqui. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3300.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica