Docentes e discentes da UCDB participam da VII Reunião de Antropologia de MS

29/10/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari

Professores e discentes que apresentaram trabalhos durante a VII Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Cinco docentes e duas discentes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apresentaram trabalhos durante a VII Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul (Rams), realizada, entre os dias 16 e 18 deste mês, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com a proposta de promover a troca de experiências entre pesquisadores e acadêmicos da área.

Três dos professores que participaram do evento integram o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi), como a docente Dra. Lenir Gomes Ximenes que apresentou o artigo científico “O estado brasileiro e as violações de direitos dos Terena: A necessidade de políticas de reparação”. Além disso, a docente coordenou o grupo de trabalho “Intervenções externas em comunidades indígenas e seus impactos socioambientais” junto com o professor da UFMS Dr. Victor Ferri Mauro.

Os demais são os professores Dr. José Francisco Sarmento Nogueira e Me. Leandro Skowronski que apresentaram o trabalho: “Desenvolvimento local ou (des)envolvimento local? Reflexões a respeito do termo, surgem dúvidas emergenciais em suas (des)articulações com os povos originários, uma delas é: improbo ou aliado?”.

Além deste artigo científico, José Francisco também apresentou outro trabalho durante o evento junto com a professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da UCDB Dra. Anita Guazzelli Bernardes e com a mestranda em Psicologia Júlia Arruda da Fonseca. O tema abordado pelo trio foi “Não lugares e hospitalidade: observações e reflexões das relações sociais do centro antigo de campo grande, em Mato Grosso do Sul, por movimentos culturais e corpos precários”.

De acordo com José Francisco participar da reunião é de extrema relevância para a Universidade, ainda mais, pelo trabalho que a Instituição desenvolve na área. “É sempre importante representar a UCDB e o Neppi em um evento que possui a grandeza da Rams. Editamos a revista científica mais bem pontuada da Universidade e muito por conta do conceito em antropologia que ela possui, então para nós é sempre um prazer estar presente nestes eventos”, comentou o professor.

Outro docente da Católica que participou da Rams foi o professor Dr. Josemar de Campos Maciel, que integra o Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local. Junto com a doutoranda Silvia Santana Zanatta, ele apresentou o trabalho “O desejo de protagonismo dos atingidos pelo desenvolvimento”. Já com a discente Flávia Palhares Machado, o professor expôs o artigo científico “Do espaço que liberta ao espaço que submete: uma reflexão sobre a construção, produção e reprodução das cidades contemporâneas”.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.