Docentes da UCDB participam de treinamento em biossegurança

03/04/2019 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Os pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Ludovico Migliolo e Rocheli Carnaval Cavalcanti participaram na semana passada (25 a 28/03) do Programa de Treinamento em Biossegurança promovido pela Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. Além dos docentes da UCDB, participaram integrantes da Embrapa e também da Fiocruz de Mato Grosso do Sul, totalizando 30 pessoas.

O objetivo do treinamento é levar conhecimento e condições de aplicar as normas de biossegurança voltadas para atividades de nível de biossegurança NB2, NB3 e com OGM em contenção, utilizando enfoque teórico-prático em suas aplicações na rotina de trabalho. “Para a Instituição esse treinamento é importante porque professores e pesquisadores ficam por dentro dos procedimentos utilizados na atualidade para que não haja nenhum problema e nenhum risco ao interagirem diante de microorganismos”, destacou o professor Ludovico.

A escala dos laboratórios de biossegurança no Brasil vai de 1 a 4, Em Mato Grosso do Sul existe o de nível 3 (Biopec/ Embrapa) e a UCDB possui laboratórios de nível 2 e 1. “O alvo dos laboratórios de biotecnologia da UCDB é desenvolver biofarmacos, bioinspirados em toxinas de animais, serpente, abelha, aranha, peixe e sapo, voltados como alternativa terapêutica”, explica o pesquisador.

Temas como biossegurança e biocontenção nível 1, 2, 3 e 4; biossegurança animal; transporte de amostra biológica; sistema de engenharia nível 3 (Biopec/Embrapa) e organismos foram ministrados pelos seguintes palestrantes: Edilson Luiz Durigon (PhD do Instituto de Biomedicina da Universidade de São Paulo), Pedro Luiz Durigon (Médico Veterinário e Sócio da Biosafe do Brasil Ltda) e Marcelo Padovani Cravenco (engenheiro industrial mecânico e sócio da Biosafe do Brasil).