Divididos por temas, 72 trabalhos são apresentados no VIII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade

18/09/2019 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Mariana Pinheiro

Trabalhos são apresentados nas salas de aula do bloco A

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Além de uma conferência e três mesas-redondas, o VIII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade, realizado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), promove a apresentação de 72 trabalhos. Parte dos estudos foi exposta nessa terça-feira (17) e os demais serão apresentados hoje (18), das 13h30 às 15h30, nas salas de aula do bloco A.

Como forma de promover a troca de experiências e o debate entre os pesquisadores, os trabalhos foram divididos em oito grupos temáticos: “Educação: escola indígena e educação superior”; “Criança e a infância indígena”; “Línguas indígenas”, “Identidade e diferença”, “As novas tecnologias digitais”, “Desenvolvimento local, território e territorialidade” e “Formação de professores e políticas públicas”.

Entre os acadêmicos participantes, esteve Emmanuelle Chagas Dronov da Cruz, discente do 4º semestre de Jornalismo. Ela apresentou o trabalho “A voz indígena na mídia: o caso da demarcação de territórios tradicionais” incluído na temática “Desenvolvimento local, território e territorialidade”. “A proposta foi informar o real cenário da população indígena aos olhos da imprensa, porque isso é algo escondido por muito tempo e é importante começar a dar atenção para essa situação”, comentou Emmanuelle sobre a relevância do estudo que desenvolveu.

Para a coordenadora deste mesmo grupo temático, Leda Leitão Martins, consultora da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) de Roraima, é fundamental abrir a discussão sobre os povos indígenas a partir de interfaces das várias partes da sociedade brasileira. “É de extrema importância ter esse espaço na academia de interação entre alunos, professores e pesquisadores indígenas de diversos lugares com diversos temas. Querendo ou não, é essencial a discussão de um tema tão global e até mesmo cosmopolita”, enfatizou a coordenadora.

O VIII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade reúne mais de 200 inscritos e é realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da UCDB, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) e pelo programa Rede de Saberes — iniciativa presente na Católica e em outras três Universidades do Estado que visa a incentivar a permanência de estudantes indígenas na educação superior.

Mais informações sobre o evento e a programação completa podem ser obtidas ao clicar aqui. Outros detalhes podem ser obtidos com a organização por meio do número (67) 3312-3588.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.