Dissertação propõe desidratação osmótica como método para reaproveitamento de frutas

06/03/2019 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari

Carla da Silva Rodrigues apresentou a dissertação desenvolvida durante o curso à banca avaliadora

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na última semana, a banca de defesa de dissertação da mestranda Carla da Silva Rodrigues.

Com o tema “Uso de frutas fora de padrão de mercado, estabilizadas por desidratação osmótica, como tecnologia apropriada para obtenção de produtos valorizados no campo”, a pesquisa desenvolvida pela discente propõe uma maneira dos produtores reaproveitarem as frutas que iriam ser descartadas. Segundo Carla, o método evita o desperdício e ainda garante renda extra para as famílias.

“Minha pesquisa consiste em utilizar frutas que estão fora de padrão de mercado e aplicar desidratação osmótica como método de conservação e gerar dois novos produtos — a pasta de banana passa e a pasta de banana, que não tem uso de calor e de frio, tendo várias aplicações”, explicou a discente.

Participaram da banca avaliadora a orientadora da dissertação, Dra. Marney Pascoli Cereda, a professora da Católica Dra. Lilliam May Stodutto da Silva e o professor Dr. Fabiano Pagliosa Branco do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.