Dissertação feita na UCDB compara provedores públicos e privados de água e esgoto no Brasil

03/07/2020 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Mariana Antônio de Souza Pereira defendeu dissertação por meio de videoconferência

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Na tarde dessa quinta-feira (2), por meio de videoconferência, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária promoveu a defesa de dissertação da discente Mariana Antonio de Souza Pereira. Sob orientação do professor Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira e coorientação do docente Dr. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, a mestranda abordou o seguinte tema “Análise comparativa dos provedores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil”.

Segundo Mariana, a pesquisa buscou fazer uma análise comparativa entre os provedores públicos e privados que oferecem serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil com a proposta de identificar qual deles seria mais eficiente. “Na primeira etapa do trabalho fiz um levantamento das pesquisas científicas que utilizam a análise de desempenho nesses serviços sob duas técnicas matemáticas — a Análise Envoltória de Dados (DEA) e a Análise Estocástica de Fronteiras (SFA). Depois desta fase, fiz a aplicação disso. Busquei estimar o nível de eficiência do serviço prestado pelos provedores dos 95 maiores municípios do Brasil e fiz uma comparação entre a iniciativa pública e privada”, detalhou a pesquisadora.

Com base no estudo, a discente conseguiu identificar em quais casos as metodologias de análise de desempenho foram mais utilizadas: a DEA foi mais aplicada à questão do esgoto e das águas residuárias, já a SFA se fez mais presente no abastecimento de água e na gestão de serviços. Além disso, a partir da aplicação dessas duas técnicas na avaliação dos serviços oferecidos em âmbito nacional, Mariana pode constatar diferenças entre os provedores públicos e privados.

“No abastecimento de água, os servidores privados foram mais eficientes e, na questão do esgoto, os dois provedores apresentaram eficiência semelhantes. Porém, ficou evidente que ainda são necessários muitos investimentos para que todos possam ser atendidos com água e esgoto e também que não há um incentivo por parte das agências regulatórias e nem da própria política que conduz a realização desses serviços em incentivar uma melhor eficiência e desempenho das empresas”, concluiu a discente.

Junto com o orientador e com o coorientador da pesquisa, participaram da banca avaliadora a professora da UCDB Dra. Priscila de Morais Lima e o docente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Dr. Benjamin Miranda Tabak.