Dissertação busca compreender as vivências de mulheres migrantes e refugiadas em Campo Grande

03/03/2021 - 11:18 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na terça-feira (2), por meio de videoconferência, a banca de defesa da dissertação da mestranda Krisley Amorim de Araújo, com o tema “Trabalho e Consciência: vivências de mulheres migrantes e refugiadas em Campo Grande – MS”, sob a orientação da professora Dra. Luciane Pinho de Almeida.

“Participaram da pesquisa quatro mulheres migrantes haitianas, três refugiadas venezuelanas e duas refugiadas libanesas. O que me surpreendeu na pesquisa foram suas histórias de vida desde o momento anterior ao deslocamento, condições de adversidade econômica e política que as motivaram a migrar e ao chegar no Brasil, devido à ausência de um planejamento de acolhida aos migrantes e refugiados e políticas públicas. Elas passaram por vivências de violação de direitos humanos, como vivências de rua, inserção em trabalhos análogos ao trabalho escravo, trabalhos precários, de baixa qualificação, algumas mulheres relataram nas entrevistas que se sentiram abusadas e exploradas no ambiente de trabalho, então essas questões evidenciam as diferentes formas de opressão e desigualdade de gênero que perpassam a vida dessas mulheres na busca de dar continuidade à seus projetos de vida em outro país”, destaca a mestranda.

“Acredito que esse trabalho conseguiu conceder um espaço de fala para que essas mulheres pudessem falar sobre suas experiências enquanto mulher migrante/refugiada. A partir dos relatos foi possível visualizar que a migração e o refúgio é diferente para homens e mulheres, nos deslocamentos femininos emergem questões de gênero, raça, sexualidade e etnia, que complexifica as relações e questões de acesso ao mercado de trabalho, serviços, integração ao país de acolhimento”, completa.

Além da orientadora, a banca examinadora foi composta pelas professoras Dra. Maria da Consolação Gomes de Castro (PUC/MG), Dra. Tatiana Machiavelli Carmo Souza (UFCAT) e Dra. Eveli Freire de Vasconcelos (UCDB). Mais informações sobre o programa de pós-graduação pelo telefone (67) 3312-3605.