Dissertação avalia perfil microbiológico de feridas venosas crônicas

23/03/2021 - 7:18 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (19), por videoconferência, a defesa de dissertação da mestranda Giovanna de Pinho Pieri com o tema “Isolamento, Identificação e Perfil de Suscetibilidade à Antibacterianos em Feridas Venosas Crônicas”, sob a orientação do professor Dr. Ludovico Migliolo.

“O objetivo da minha pesquisa é determinar o perfil microbiológico de feridas venosas crônicas de pacientes atendidos no centro de referência de tratamento de lesões periféricas.Foi confirmado que Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa são as bactérias mais prevalentes em feridas crônicas de etiologia venosa e, portanto, as espécies mais importantes a serem consideradas pelos médicos para decisões terapêuticas”, explica a mestranda. 

Ela destaca ainda que em relação ao perfil de suscetibilidade bacteriana aos antimicrobianos foi demonstrado que para bactérias Gram-positivas e -negativas. “Já as cepas com maior destaque foram resistentes em sua maioria aos β-lactâmicos, grupo de antibióticos usados atualmente para infecções de pele e tecidos moles”, completa.

Além do orientador, a banca examinadora foi composta pelos professores Dr. Octavio Luiz Franco (UCDB) e Dra. Viviane Fernandes de Carvalho (UNG). Mais informações sobre o programa pelo telefone (67) 3312-3768.