Ciclo silvestre de parasitas que podem afetar seres humanos é analisado por doutorando da UCDB

15/08/2018 - 8:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Filipe Martins Santos durante a defesa da tese desenvolvida

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Filipe Martins Santos, doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu, na segunda-feira (13), a tese desenvolvida durante o curso, com o título “O papel dos mamíferos e domésticos nos ciclos de transmissão Trypanosomatidae no Pantanal sul-mato-grossense”.

A família de protozoários parasitas, denominada Trypanosomatidae, possui dois gêneros de importância médica: Leishmania, causador da leishmaniose, e Trypanosoma — agente que causa a doença de chagas. Por essas patologias afetarem os seres humanos, o estudo feito por Filipe buscou identificar o ciclo desses parasitas nos animais silvestres presentes no Pantanal, pois espécimes infectados servem de alerta e determinam se os parasitas estão presentes na região.

Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade de São Paulo (USP), durante dois anos, o doutorando fez uma coleta sistemática de amostras biológicas de mamíferos selvagens, além de alguns cães presentes na região. Com base neste material, foi possível mensurar o efeito das infecções causadas pelos parasitas na saúde dos espécimes silvestres e domésticos.

Participaram da banca examinadora o orientador da pesquisa, Dr. Heitor Miraglia Herrera, junto com o docente e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Católica, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, além do professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Dr. Fernando de Almeida Borges; o docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), Dr. Sávio Freire Bruno e também o pesquisador da Embrapa, Dr. Paulo Henrique Duarte Cançado.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.