Católica recebe repasse do Governo do Estado para o INCT

02/08/2019 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Entrega do cartão pesquisa foi feita em uma reunião entre representantes da UCDB e do Governo realizada na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), oficializou ontem (1º) o repasse de R$ 880 mil para o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Bioinspir, liderado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A entrega do cartão pesquisa foi feita pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck, e pelo diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, para o coordenador do INCT, Octávio Luiz Franco, e para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Católica, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho. No total, a contrapartida estadual será de R$ 3 milhões.

O Bioisnpir tem como foco a produção de pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos para uso veterinário a partir de partículas encontradas na fauna e na flora brasileira. Desde 2015, quando o Instituto foi criado, estudos são desenvolvidos por mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos que integram os programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB, com o apoio de acadêmicos da iniciação científica. Além disso, o INCT conta com a participação de 220 pesquisadores associados, de 22 instituições em 18 países diferentes.

Atualmente, são 15 pesquisas em execução. Uma delas envolve a “Guavagnina 2”, uma proteína retirada da semente da goiaba que teve o efeito de combate a superbactérias potencializado a partir de um programa de computador denominado Joker. De acordo com Octávio, o composto pode atuar contra diferentes tipos de bactérias como Escherichia coli, que causa infecções urinárias, a Staphylococcus aureus, responsável por provocar infecções na pele, e os diferentes tipos de KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase), que causam pneumonia e são preocupantes por serem super-resistentes a maior parte dos antibióticos. Além disso, a molécula também tem uma atuação eficiente contra biofilme, que são agregados de bactérias que as tornam até dez vezes mais resistentes.

“O INCT sempre foi um grande sonho do Estado e é estratégico para o desenvolvimento da nossa economia, para que alcancemos um novo patamar em relação ao agronegócio no Brasil”, avaliou Cristiano Carvalho.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna