Avaliação em larga escala em escolas com alto índice do Ideb é feita por doutoranda da UCDB

25/02/2019 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

doutoranda Cladair Cândida Gomes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na segunda-feira (25) a banca de defesa da tese da doutoranda Cladair Cândida Gomes, com o tema “Currículo e avaliação em larga escala: Os gestores de escola com alto índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).

“A gente promoveu uma discussão sobre a avaliação em larga escala, uma discussão bastante atual e pertinente, com relação a produção na verdade de uma homogeneização que esses testes têm promovido e que na verdade acaba gerando e estabelecendo muitas diferenças para o currículo. Essas diferenças geralmente não são bem-vindas. O teste trabalha uma concepção muito voltada para a igualdade, quando na verdade a gente tem que aceitar as diferenças”, explica.

Ela destaca que a pesquisa de campo foi realizada com nove gestores de escolas de alto Ideb. “Verificamos que há, ainda bem, uma perspectiva de uma gestão com nuances democráticas, mas por conta de intervenção desses testes nas escolas a cada dia a gente percebe um afastamento dessa ideia de se trabalhar mais as diferenças na escola. A gente percebe que o espaço escolar tem sido utilizado muito no sentido de treinamento desses testes para a produção de resultados”.

Para ela “eles estão na perspectiva de uma qualidade, mas uma qualidade muito voltada para esse resultado e não uma qualidade que a gente discute na pesquisa, que seria mais social, que seria aproveitar os contextos desses alunos, fazer um direcionamento de saberes, outros saberes e não esse saber prescrito para essa prova. E aí se perde essa própria essência da escola, democratização do ensino e outros. Saber lidar com o seu colega nas diferenças”, finaliza.

O trabalho contou com a orientação da professora Dra. Ruth Pavan (UCDB), e a banca foi composta pelos professores: Dr. José Augusto Pacheco (Universidade do Minho), Dra. Maria Teresa Esteban do Valle  (UFF), Dra. Flavinês Rebolo (UCDB) e Dra. Marta Regina Brostolin (UCDB).

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica