Alunos da graduação e da pós-graduação participam de curso sobre revisão sistemática

24/04/2019 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari

Clayton Peixoto ministrou capacitação no Laboratório de Informática do bloco C

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Revisão sistemática foi tema de um curso promovido, na tarde desta terça-feira (23), pelo Núcleo de Análises do Comportamento e da Neurociência (NACNeuro) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Voltado para acadêmicos, mestrandos e doutorandos em Psicologia, a capacitação foi ministrada pelo psicólogo Clayton Peixoto que possui formação complementar na área pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e faz doutorado em saúde mental por meio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“O curso é introdutório e veio com a proposta de fazer com que os participantes conheçam esse método de pesquisa que é baseado em evidências. É uma forma de facilitar o planejamento de estudos científicos e a elaboração de diretrizes na área da saúde”, esclareceu Clayton.

Segundo um dos coordenadores do NACNeuro, professor da Católica Dr. André Barciela Veras, a revisão sistemática permite ao pesquisador fazer uma investigação a respeito do conteúdo já existente referente ao tema que é pesquisado por ele. Com o método é possível compilar dados científicos relevantes de maneira mais célere, por isso se faz importante, principalmente, para os alunos da pós-graduação.

“É uma ferramenta que pode ser utilizada para a produção científica em diferentes áreas do conhecimento, sem falar, que os estudos de revisão sistemática têm um grande impacto no meio científico e possuem uma ótima aceitação nos principais periódicos, o que pode permitir o melhor desenvolvimento da ciência na UCDB e fazer com que as publicações produzidas aqui tenham um impacto cada vez maior”, ressaltou Veras.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.