Simpósio internacional reúne pesquisadores para discutir ecologia de doenças

07/06/2023 - 12:30 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Pesquisadores Carina Elisei, Gisele Braziliano, Pedro Llário, James Forester, Heitor Herrera, Alexandra Gutierrez, Tiffany Wolf, Gustavo Oliveira-Santos, Caio Motta

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Embrapa Gado de Corte, com o aporte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do grupo Insana Una, realizam a segunda edição internacional do Simpósio de Ecoparasitologia. O evento, que busca o avanço e o fortalecimento científico, reúne pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

A médica veterinária Tiffany Wolf, dos Estados Unidos, abriu as palestras desta quarta-feira (7) falando sobre o parasitismo. “Minha contribuição é sobre como animais predadores influenciam o parasitismo em espécies que são potenciais presas deste animal. A importância de se discutir isso, principalmente em relação aos animais que estão em declínio, pois normalmente as pessoas se preocupam com o declínio das populações, mas não consideram o parasitismo como doença”, explica.

Esse simpósio é o resultado de um processo de internacionalização iniciado em 2018 pelas universidades brasileiras. “Os professores brasileiros vão para o exterior e professores estrangeiros vêm para o Brasil para fazer essa troca científica, assim como também os alunos”, destacou o pesquisador do programa Ecologia e Conservação da UFMS, Luiz Gustavo Oliveira Santos.

Para o professor do programa de pós-graduação de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e de Biotecnologia, Heitor Herrera, sediar um evento desse porte mostra também o compromisso com a pesquisa. “É o reconhecimento tanto da Universidade do Brasil, quanto instituições de pesquisas internacionais, com o nosso trabalho na Católica, como a estrutura e espaço que a instituição fornece para a pesquisa”.

Também palestraram nesta manhã os pesquisadores Fernando Paiva, Caio Filipe da Motta Luma, Pedro Fernandez e Octávio Luiz Franco. Ontem (6) participaram os cientistas Luíz Gustavo, James Forester, Paulo Cançado e Alessandra Gutierrez.  

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna