Relação entre a lagarta-do-cartucho e variedades de soja é estudada por doutorando da UCDB

18/02/2019 - 12:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei e Carine Ferrari

Ricardo Dias Peruca defendeu tese na tarde de sexta-feira (15)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Ricardo Dias Peruca, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu a tese desenvolvida durante o curso na tarde de sexta-feira (15). A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Antônia Railda Roel e teve como título “Herbivoria prévia em variedades de soja com e sem transgenia Bt e efeito na produção de metabolitos secundários, sobre o consumo alimentar, desenvolvimento e reprodução de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Noctuidae) ”.

Durante a apresentação do trabalho à banca avaliadora, o doutorando pontuou que o estudo resultou em dois artigos científicos que envolveram a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e duas variedades de soja isolinhas: a BRS 284 e a BRS 1001 IPRO.

No primeiro trabalho, Ricardo analisou a relação ecológica desarmônica entre o inseto e as plantas, em que ele se alimenta das folhas dos vegetais. Além disso, o discente também verificou se este tipo de relação é benéfico no sentido de tornar a soja mais nutritiva, já que com o intuito de evitar ataques da lagarta, a planta tende a produzir compostos que têm esse papel defensivo, contudo no organismo humano estes funcionam como alimentos antioxidantes capazes de reduzirem os riscos de algumas doenças.

Já o outro artigo desenvolvido por Ricardo, levantou a hipótese de que ao produzirem mecanismos de defesa contra a lagarta, as variedades de soja tenham apresentado respostas diferentes. Além disso, este segundo estudo também avaliou o desenvolvimento da Lagarta-do-cartucho a partir da alimentação de folhas de soja lesionadas.

Participaram da banca avaliadora, junto com a orientadora da tese, os professores da UCDB Dr. Denilson de Oliveira Guilherme e Dra. Lilliam May Grespan Estodutto da Silva; a pesquisadora da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) Dra. Ana Cristina Araújo Ajalla; e as docentes da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) Dra. Rosemary Matias e Dra. Carla Leticia Gediel Rivero Wendt.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna