Mestrandos e doutorandos da UCDB assistem palestra de professor americano

24/04/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei e Carine Ferrari

David K. Robinson ministrou palestra em uma das salas de aula do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Nesta terça-feira (23), mestrandos e doutorandos do Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) assistiram a uma palestra ministrada por David K. Robinson, professor emérito da Universidade Estadual de Truman, nos Estados Unidos, e presidente da Sociedade Internacional para a História das Ciências Comportamentais e Sociais (Cheiron).

O docente americano está na Católica desde segunda-feira (22), quando conversou com os acadêmicos dos cursos de Psicologia e da área de educação a respeito do tema “Vygotsky: Psicologia e Educação” (veja a reportagem completa ao clicar aqui). Nesta segunda atividade, dessa vez com os alunos da pós-graduação, o historiador abordou o mesmo assunto e trouxe para os mestrandos e doutorandos a trajetória de Lev Semyonovich Vygotsky.

Como psicólogo, o bielorrusso tem uma obra extensa em que aborda não só temas referentes à área, mas também à educação e sociologia. Vygotsky foi pioneiro em trazer o ensino como processo social e ressaltar o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças. Por ter tido acesso as obras originais de Lev, escritas em russo, David expôs ao público uma percepção diferente da que pode se obter ao ler os textos traduzidos.

“O que a gente tem visto a partir das discussões historiográficas é que há apenas uma parte daquilo entendemos pelos autores estrangeiros, como o Lev, que tiveram as obras traduzidas e enviadas para outros países. É preciso pensar um pouco na história desses personagens para entender melhor a teoria deles e, nesse sentido, a fala do David se torna interessante por ele ter lido os livros na língua original. Ele consegue ter uma visão distinta daquilo que a gente entende pelo autor, o que nos permite um debate um pouco mais profundo sobre a teoria”, pontuou o docente da Católica Dr. Rodrigo Lopes Miranda.

Rodrigo foi um dos organizadores do evento e facilitador da visita de David à UCDB. Anteriormente, o professor americano esteve em Minas Gerais para participar de um congresso e manifestou interesse em conhecer a Católica pela representatividade da Instituição em Mato Grosso do Sul.