Mestranda faz análise dos efeitos da pandemia nos negócios de Mato Grosso do Sul

02/12/2020 - 14:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou nesta quarta-feira (2), por videoconferência, a banca de defesa de dissertação da mestranda Neire Aparecida Colman, com o tema ‘Efeitos da Covid-19 nos pequenos negócios de Mato Grosso do Sul: Uma análise baseada em indicadores de desenvolvimento local’, sob a orientação do professor Dr. Michel Constantino.

Segundo a mestranda, que é economista egressa da UCDB, em abril deste ano foram ouvidos 1717 consumidores por telefone e 217 empresários, que responderam a um questionário via Google Forms, em 44 municípios de Mato Grosso do Sul, divididos em quatro mesorregiões, incluindo Campo Grande. Foram avaliados: o medo da sobrevivência do negócio, medidas para evitar demissões, ações para reduzir o impacto negativo de vendas, comportamento do consumidor, entre outros.

“A pesquisa aponta que 85% dos empresários tiveram redução no faturamento durante o período pesquisado, devido ao fato do isolamento social durante a primeira quarentena da doença, principalmente em empreendimentos ligados ao comércio varejista e ao setor de turismo, compreendendo bares, restaurantes, hotéis e eventos. Outro ponto destacado é que 56% das empresas mantiveram o quadro de funcionários, 71% das empresas fizeram alterações nos canais de venda e 64% das empresas iriam utilizar linhas de crédito”, explicou a pesquisadora. 

Além do orientador, a banca de defesa foi composta pelos professores Dr. George Henrique de Moura Cunha (Unialfa) e Dra. Arlinda Cantero Dorsa (UCDB). Mais informações pelo telefone (67) 3312-3300, pelo Whatsapp 3312-3723 ou ainda acessar os editais basta clicar aqui.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna