Mestranda em Biotecnologia da UCDB pesquisa moléculas para combater bactérias em doença bovina

02/04/2020 - 11:30 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveu no dia 20 de março a defesa de dissertação da mestranda Regina Meneses Gonçalves, com o tema ‘"O uso de peptídeos antimicrobianos sintéticos no controle de bactérias relacionadas à mastite bovina”. O trabalho contou com a orientação do professor Dr. Nuno Correia Santos, associado à UCDB, com atuação no Instituto de Medicina Molecular, na Universidade de Lisboa (Portugal) e dos co orientadores Dr. Octávio Luiz Franco (UCDB) e Dra. Elizabete de Souza Candido (UCDB).

Segundo a mestranda, o objetivo da pesquisa foi mostrar uma prospecção por atividade antibacteriana com peptídeos antimicrobianos sintéticos (moléculas de baixa massa molecular com uma vasta atividade inibitória contra bactérias, vírus e fungos) frente a bactérias relacionadas à mastite bovina (uma das principais doenças de rebanhos leiteiros). “Os peptídeos antimicrobianos provenientes de estratégias de desenho racional apresentaram atividades antibacterianas frente a três cepas de Staphylococcus aureus, isoladas de casos clínicos de mastite bovina no estado de Mato Grosso do Sul”, explica.

Ela ressalta que um dos peptídeos apresentou mais eficiência. “O PaDBS1R1 se mostrou mais eficaz que os demais, e por isso, foi avaliado no ensaio de tempo de morte, erradicando completamente as três cepas de S. aureus em menos de dez minutos e ainda foi capaz de modificar a carga superficial de uma das cepas testadas. Além disso, os peptídeos testados não apresentaram efeito hemolítico frente a eritrócitos bovinos, o que nos encoraja a dar continuidade nos estudos”, observa.

A banca de defesa da dissertação, além do orientador e co orientadores, também foi composta pelos professores Dr. Marlon Henrique Cardoso (UCDB) e Dr. Nelson Gomes de Oliveira Júnior (UCB). Mais informações pelo telefone (67) 3312-3768.