Doutorando da UCDB produz tese sobre trabalho indígena

13/09/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari

Maucir Pauletti apresentou a tese desenvolvida à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Trabalho decente em contextos territoriais fluidos: a construção de uma alternativa tripartite para o trabalho realizado por indígenas de Mato Grosso do Sul” foi tema de defesa da tese desenvolvida pelo doutorando Maucir Pauletti por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Nessa quinta-feira (12), o discente apresentou a pesquisa à banca avaliadora e esclareceu que o estudo veio para proporcionar o conhecimento e a reflexão sobre as circunstâncias históricas das relações laborais e a construção da racionalidade do trabalho escravo, além do papel do estado na proteção do trabalhador. A partir da tese, Maucir trouxe à tona as práticas protetivas para o chamado “trabalho decente”, quando apresentou uma relação digna e humana de trabalho que garante a inclusão social e a efetivação dos direitos fundamentais voltados aos trabalhadores indígenas.

Para construir a tese, o doutorando realizou uma construção histórica dos relacionamentos de escravidão e as manifestações dessas relações no século XXI. Também apresentou um estudo de caso de trabalho decente em contexto de trabalho de indígenas oriundos de Mato Grosso do Sul que tiveram que migrar para o sul do Brasil.

Participaram da banca avaliadora a orientadora da tese, Dra. Dolores Pereira Ribeiro Coutinho, os professores da UCDB Dr. Josemar Campos Maciel e Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat; o docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Dr. Levi Marques Pereira; e o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Antônio Hilário Aguilera Urquiza.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.