XXIII Encontro de Iniciação Científica promove palestras e apresentações de trabalhos

24/10/2019 - 7:00 - Graduação

Fonte: Carine Ferrari

Marcus Vinícius Meireles foi um dos estudantes do ensino fundamental que apresentaram os trabalhos feitos por meio do Pibic Jr.

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Teve início nessa quarta-feira (23) e encerra-se hoje (24), o XXIII Encontro de Iniciação Científica realizado pela Universidade Católica Dom Bosco com a proposta de promover a troca de conhecimentos entre os participantes e avaliar os estudos desenvolvidos pelos acadêmicos que integram os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) no ciclo de produção 2018/2019.

Nesta quinta-feira (24), será promovida uma palestra, às 8h, no anfiteatro do bloco B, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Dr. Sérgio Dias Cirino. Já, das 9h às 18h, os acadêmicos apresentam os trabalhos desenvolvidos, por meio de banners, no piso superior do bloco A. As pesquisas são distribuídas entre as seguintes áreas do conhecimento: “Ciências Agrárias”; “Ciências Exatas e da Terra”, “Ciências Biológicas e Saúde”; “Ciências Humanas” e “Ciências Sociais Aplicadas e Jurídicas”.

Como a UCDB também oferece suporte aos estudantes do ensino fundamental e médio que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), no primeiro dia (23), o cronograma foi composto por atividades voltadas para este público. Na data, o grupo participou de uma palestra, por meio de videoconferência, com Dr. Nielsen Pereira, professor da Universidade de Purdue, localizada em Indiana, nos Estados Unidos.

Já no período da tarde, os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos no formato de banner. A exposição foi feita no piso térreo do bloco B e, entre os participantes, estava o estudante do 9º ano do ensino fundamental, Marcus Vinícius Meireles. Orientado pela Me. Patrícia Martinez Meireles, responsável pelo projeto “O exercício dos direitos humanos na era digital”, o aluno fez um estudo sobre “Proteção de dados: o vazamento de dados nas redes sociais”.

De acordo com Marcus Vinícius, ter contato com o universo da pesquisa ainda no ensino fundamental fará a diferença no futuro. “Acredito que participar do Pibic Jr., enquanto estou no colégio, é uma experiência que vai ser de extrema importância para a minha vida universitária, pois, além de agregar bastante no meu currículo, quando eu ingressar no ensino superior já vou ter um pouco de conhecimento do que eu vou enfrentar”, comentou o estudante.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.