Workshop de Engenharia de Software da UCDB será nesta terça-feira

22/06/2020 - 9:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza nesta terça-feira (23), a partir das 14h, o Workshop de Engenharia de Software, uma parceria dos cursos Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads), Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Software (Lads), Grupo de Pesquisa Inovisão, especialização em Engenharia de Software Presencial, projeto de extensão Programação e Robótica. A transmissão será pelo Youtube oficial da Católica e o intuito é mostrar produtos e serviços desenvolvidos por acadêmicos.

“As apresentações tem por objetivo destacar os conceitos apreendidos nas disciplinas dos três cursos relacionada com banco de dados, linguagem de programação, qualidade de software, engenharia de software, visão computacional e elaboração de projetos, artigos e documentos científicos, para geração de produtos enquanto universitários adquirindo experiência do mercado de trabalho industrial e contribuindo com a ciência”, destaca a professora Ana Karina Vieira da Silva, coordenadora do evento.

O evento também é uma oportunidade para mostrar a interação do desenvolvimento, pesquisa, extensão e indústria, com apresentação dos projetos realizados pelos acadêmicos dentro da Instituição. “Com isso incentivamos mais acadêmicos a participar de projetos de extensão e pesquisa, pois essa interação proporciona aos envolvidos, mais conhecimento, um amplo networking e ainda registros, patentes e publicações em revistas científicas”, completa a professora.

Serão cinco temas abordados pelos acadêmicos, quatro mediadas pela professora Ana Karina Vieira da Silva: construção de kit didático para ensino de robótica e programação, precificação de software — qual o processo a ser utilizado para obter um preço justo, engenharia de software e visão computacional aplicadas à agricultura de precisão e teste de software — planejamento e implantação e construção de algoritmo de IA para identificação de perfil gênico em carcinomas mamários, mediada pelo professor Marcos Alves, coordenador do curso de Tads.

Podem participar acadêmicos, professores, profissionais e interessados na área de engenharia de software. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3515 ou via e-mail rf3010@ucdb.br.

Programação


Dia 23/06


- 14h ‘Construção de Kit Didático para Ensino de Robótica e Programação’, ministrada pelo acadêmico Douglas Fernandes de Luca Couto de Oliveira. (Projeto de Extensão Programação-Robótica)


- 14h30 ‘Precificação de Software - Qual o Processo a ser Utilizado para Obter um Preço Justo’, com os acadêmicos Leonardo Lopes Bernardinelli e Letícia Alves Korzeniewski. (LADS, TADS e Pós-Graduação em Engenharia de Software)


- 15h ‘Engenharia de Software e Visão Computacional Aplicadas à Agricultura de Precisão’, com o acadêmico Luiz Otávio Facchini Miozzo. (Grupos Inovisão, EC e ECA)


- 15h30 ‘Teste de Software - Planejamento e Implantação’, com o acadêmico Thiago Suzuqui Lodi. (EC)


- 16h ‘Construção de Algoritmo de IA para Identificação de Perfil Gênico em Carcinomas Mamários’, com os acadêmicos João Luiz Aguiar Takayama e André Luiz Santana Treu Afonso. (EC, Biomedicina e Grupo Science with R)

- 16h30 Encerramento com discussão sobre o temas abordados, com os professores Marcos Alves e Ana Karina Vieira da Silva.