Senador fala sobre a Rota Bioceânica na abertura da Semana Jurídica da UCDB

28/10/2019 - 12:30 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O senador Nelson Trad Filho participou nesta segunda-feira (28) da abertura da Semana Jurídica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) organizada pelo Diretório Acadêmico Clóvis Biviláquaca e a coordenação do curso de Direito. Ele ministrou a palestra “Rota Bioceânica: um salto de competitividade para o Brasil, Paraguai, Chile e Argentina”.

“A Rota Bioceânica é um traçado rodoviário que sai do Brasil, passa pelo Paraguai, pela Argentina e termina no Chile. São várias as finalidades não só comerciais, como também turística e no campo da educação. As exportações de produtos do agronegócio vão sair até 60%, pois o frete ficará mais em conta, baixando o preço para mandar o produto e também para quem vai comprar. Além disso vamos ter uma redução do tempo de viagem, cerca de 12 dias a menos, entre outros benefícios”, explicou o senador Nelsinho lembrando ainda que a Rota Bioceânica também vai promover o intercâmbio universitário com os países participantes.

A coordenadora do curso de Direito da UCDB, Elaine Cler, destaca a importância do evento para os futuros profissionais. “O objetiva da Semana Jurídica da UCDB é buscar a qualificação dos nossos alunos aos temas mais modernos que está em voga atual e quais são as discussões jurídicas que envolvam a questão tanto jurídica / legalista quanto política. Em cada uma das palestras queremos enfatizar a logística da educação do jurídico, mas a complexidade que isso tudo tem com a política”, destacou.

“Mostrar a importância de ações que estão sendo efetivadas, como mesas-redondas, o primeiro dossiê da Rota Bioceânica com 19 artigos com mais de 40 pesquisadores. É um trabalho que mais do que nunca ele demonstra uma ação coletiva. A medida que for efetivando políticas públicas, mais assunto e mais temática vamos ter para pesquisa”, ressaltou a professora Arlinda Dorsa que mediou a mesa-redonda de abertura.

Programação

Dia 28

- 19h às 22h: Mesa 02 - Direito Eletrônico: Stalking/ Invasão de Celulares, com o professor Raphael Rios Chaia, Ana Lara Camargo de Castro, a jornalista Jaqueline Naujorks e Spencer Toth Sidow (São Paulo-SP)

Dia 29

- 7h25 às 11h: Mesa 03 - Direito Previdenciário, com o professor Franco, Dr. Marco Aurélio de Oliveira Rocha e Dra. Roseane Cantero

- 19h às 22h: Mesa 04 - Direito Eleitoral, com Luiz Henrique Volpe Camargo, Raquel Amaral, Regis Carvalho e Daniel Castro (TRE-MS)                   

 

Dia 30

- 7h25 às 11h: Mesa 05 - EDAMP: A Nova LINDB e a Administração Pública, com Dr. Flávio Garcia Cabral e Dr. Lindomar Rodrigues 

- 19h às 22h: Mesa 06 - Reforma Tributária, com o professor Clélio Chiesa e Bernard Arp

                     

Dia 31

- 7h25 às 9h20: Mesa 07 (1ª parte) – COMPLIANCE, com Marco Aurelio Borges de Paula (OAB/MS), Telma Flores (OAB/MS) e Eduardo Marques (Acadêmico do Curso de Direito)

- 9h20 às 11h: Mesa 07 (2ª parte) – COMPLIANCE, com Giovani Agostini Saavedra (Instituto ARC / Saavedra & Gottschefsky – Sociedade de Advogados), Vitor Pedrozo (Gran Thorton) e Alice Gomes (Lexis Nexis)