Semana Teológica da UCDB traz palestras e debate sobre a comunicação e a igreja

25/09/2019 - 11:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Abertura da Semana Teológica foi realizada no anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A Semana Teológica promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) teve início, nessa terça-feira (24), com uma solenidade no anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro. Na data, participaram do evento cerca de 200 acadêmicos do curso de Teologia presencial e também aqueles que fazem a graduação pela modalidade a distância, por meio da UCDB Virtual, já que a programação é transmitida em tempo real pela internet.

Nesta edição, o tema central da Semana Teológica é “A igreja nos novos areópagos da comunicação”. Segundo o coordenador do curso de Teologia presencial, Pe. José Adriane Stevaneli, o assunto é atual e vem de encontro com o texto divulgado pelo Papa Francisco, em 2 de junho, referente ao Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Na mensagem, o Papa disse ‘Somos membros uns dos outros: das comunidades de redes sociais a comunidade humana’. É perceptível que a igreja mudou a postura diante do mundo, só que ainda é capaz de ver as luzes e as sombras, diante disso as redes sociais servem como um grande campo para possibilitar o encontro entre as pessoas, apesar de existirem preocupações, por isso essa discussão se faz tão relevante”, comentou o docente.

O coordenador do curso de Teologia na modalidade a distância, Pe. Wilson de Sá, também ressaltou a necessidade de dialogar sobre o assunto: “Essa temática foi trazida para que nós possamos ver, realmente, os espaços que temos hoje para difundir a palavra do Senhor. Com certeza, será um evento de grande proveito para todos os participantes”.

Depois da abertura, a primeira noite da Semana Teológica promoveu uma palestra com o antropólogo e docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Dr. Emerson José Silveira. Por meio de videoconferência, o professor convidado falou sobre “A igreja no mundo cibernético: questões de método de vivência”. A abordagem do tema continua na noite desta quarta-feira (25), quando será promovida a segunda parte da palestra, às 19h.

Com programação prevista até sexta-feira (27), o evento ainda promove uma palestra com o cientista social e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Dr. Breno Martins Santos. Ele vai falar sobre “Comunicação: Evangelização ou fundamentalismo religioso?” nesta quinta-feira (26). Por fim, no último dia, a Semana Teológica vai realizar uma mesa-redonda com a proposta de debater o tema central do evento. Participam da discussão as jornalistas Viviane Farias, integrante da assessoria de marketing da TV Morena (Afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul), e Antonielly Maciel que atua na TV Imaculada Conceição. O debate vai ser mediado pelo professor da UCDB Pe. Alex Messias.

Para os acadêmicos de Teologia como Maycon Nascimento Ruiz, de 21 anos, todos os anos o cronograma do evento traz bastante aprendizado. “É uma experiência que complementa a da sala de aula, pois a Semana Teológica sempre traz temas emergentes, no ano passado foi o cuidado com a ‘casa comum’, ou seja, com o meio ambiente e agora é a comunicação. Acredito que é muito importante falarmos sobre isso, já que as redes sociais são ferramentas que relevantes para que a gente se aproxime dos jovens e faça um trabalho de evangelização”, comentou Maycon.

Clique aqui e acesse a programação completa da Semana Teológica. Outras informações podem ser obtidas por meio da coordenação do curso, basta ligar no número (67) 3312-3626.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica