Semana de História traz palestras sobre ensino e pesquisa, além de apresentações de trabalhos

06/06/2019 - 9:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Caracterizados, acadêmicos apresentaram trabalhos para a comunidade acadêmica

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Na noite desta quinta-feira, a partir das 19h, a Semana de História, realizada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), traz uma palestra sobre o ensino desta área do conhecimento. O assunto será abordado no auditório do bloco M, do campus Tamandaré, pela professora Dra. Kátia Figueiredo.

O evento segue até amanhã (7), quando será promovida outra palestra no mesmo local. Na data, a professora Dra. Maria Lima vai falar sobre “Pesquisa de História”. Além das palestras, a Semana de História, que teve início na terça-feira (4), também proporcionou a apresentação de trabalhos por meio de banners e durante a XVII Aula de Gala: Brasil Colônia.

Pesquisa e extensão fizeram parte da primeira noite de evento. Na aula de gala, histórias do Brasil Colônia como “A batalha dos Guarapés” e também hábitos da época, como a higiene adotada pelos colonos e a religiosidade, foram expostos ao público a partir de imagens, quadros e artesanatos.

De acordo com a professora Maria Augusta de Castilho, a Aula de Gala veio como uma maneira dos acadêmicos exporem aquilo que desenvolvem em sala de aula. “Eles tiveram que se caracterizar, pesquisar histórias e apresentar ao público o conhecimento que vivenciaram. Esse tipo de atividade é uma maneira de eles aprenderem a metodologia de ensino para que possam utilizar no futuro, quando forem professores com seus alunos”, relatou a docente.

Para a aluna do 5° semestre do curso de História Waleska de Lima Ortiz, além de falar sobre o contexto histórico, o evento também propôs reflexões atuais e fez com que os acadêmicos enxergassem o futuro de uma maneira diferente.“Entre as experiências e vivências promovidas pela Semana de História, chego à conclusão sobre as consequências para atualidade. O que tínhamos no passado, que trouxe tanto costume como doenças, problemas e até mesmo soluções. Então, conseguimos usar a história para verificar o que acontecia, perceber os fatos a partir dela e colocá-los de acordo com que estamos vivendo. Desta forma, eu vejo a importância desse conhecimento na graduação, quanto na vida profissional”, pontuou Waleska.

Para obter mais informações sobre a Semana de História da UCDB, entre em contato por meio do número (67) 3312-3424.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.