Segundo dia da Semana das Licenciaturas movimenta cursos da UCDB

31/10/2019 - 13:00 - Graduação

Fonte: João Ramos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Dando sequência ao evento “Diálogos de Formação: Licenciaturas”, no segundo dia, cada curso se deteve a uma discussão específica. Uma das ações promovidas foi a palestra “Políticas de Educação”, que debateu a Base Nacional Comum Curricular com os acadêmicos de Pedagogia. “Eles serão professores que atuarão a partir desses documentos e nós precisamos fazer uma análise crítica, apontar as questões importantes na formação dos professores nessa perspectiva”, destaca a coordenadora do curso de Pedagogia da UCDB, Ana Paula Gaspar Melim.

Já o curso de História da Católica escolheu falar sobre “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, promovendo uma roda de conversa para os alunos. O coordenador do curso, professor Fábio dos Santos, ressalta que o intuito é preparar o acadêmico de história, para que ele saiba como lidar com o aluno especial. “Também para que saiba quais são os recursos disponíveis, tanto no âmbito municipal quanto no estadual e como é o funcionamento da rede. Por isso, trouxemos duas profissionais da área, uma representante do município e outra do Estado, para elas explicarem o trabalho e a importância dele”, relata.

A roda de conversa sobre Educação Especial do curso de história vem reforçar o papel do professor como o sujeito de ação e de transformação, segundo a coordenadora de cursos de especialização e psicopedagogia infantil Tânia Filiú, uma das responsáveis pelo evento. “O professor é o sujeito que vai implicar na mudança do conhecimento do aluno, seja ele deficiente ou não. O aluno com deficiência tem o direito de estar na escola, e para garantir esse direito o professor precisar saber como se informar e se formar a respeito da deficiência que esse aluno tem. É nesse sentido que promovemos essa roda de conversa para os acadêmicos de história”, explica a coordenadora.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes