Secretários de Estado participam de aula magna e falam sobre ambiente e vida saudável

07/03/2022 - 6:11 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Aula magna dos cursos de Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Sanitária e Ambiental e Ciências Biológicas será nesta terça-feira (8), a partir das 9h20, no auditório do bloco B. O tema será “O papel do ambiente construído na promoção de uma vida ativa e saudável: Projeto amigos do parque e revitalização do Parque dos Poderes” e será abordado pelo secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Riedel e pelo presidente da Fundação Estual de Esporte (Fundesporte), Marcelo Miranda.

De acordo com umas das organizadoras do evento, a coordenadora do curso de Educação Física, Fabiana Maluf Rabacow, acadêmicos de todos os semestres estão convidados a participar das discussões.

“É muito importante que ações que visem promover a saúde e a qualidade de vida da população sejam trabalhadas de maneira intersetorial. Nesse contexto, precisamos formar nossos estudantes para serem capazes de solucionar questões que envolvam diferentes áreas e setores”, explicou a docente. Segundo Fabiana, a forma como as cidades são construídas e planejadas impacta diretamente na saúde e no modo de viver das pessoas que vivem nelas. Os níveis de atividade física da população, por exemplo, são influenciados fortemente por questões ambientais, como quantidade de área verde, bem como a presença de parques, praças e ciclovias.

“Com a população mundial estimada para chegar em 10 bilhões de pessoas em 2050, e três quartos dessa população vivendo em cidades, o planejamento urbano deve ser parte de uma solução global para combater os resultados adversos para a saúde. Se no século 19 o planejamento urbano foi importante para combater doenças infecciosas por meio de saneamento e separação das áreas residenciais das industriais, hoje, há um potencial para que o planejamento das cidades reduza expressivamente os níveis das doenças não transmissíveis (como obesidade, câncer, doenças coronarianas e diabetes), e também de acidentes”, destacou.