Residência multiprofissional em Enfermagem é uma oportunidade para profissionais se especializarem

18/03/2020 - 7:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Muitos egressos do curso de Enfermagem da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) estão tendo a oportunidade de participarem de ‘residências multiprofissionais’, que na verdade é uma especialização aplicada na prática, que colabora para a inserção dos recém-formados no mercado de trabalho.

“A residência em enfermagem é muito importante para quem acabou de se formar. É uma experiência, na qual passam dois anos estudando e colocando em prática todo o conhecimento que adquiriu em sala de aula. Temos muitos egressos participando da residências”, destacou a coordenadora do curso de Enfermagem da Católica, professora Debora Cardozo Bonfim Carbone.

Geralmente, o programa de residência em Enfermagem tem duração de dois anos, com uma carga horária de 60 horas semanais, sendo 80% do tempo destinado a atividade prática e 20% para atividades teóricas. Eles têm direito a uma bolsa mensal, um folga semanal e 30 dias de férias consecutivas por ano. Cada residente conta ainda com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (professor de uma instituição de ensino superior).

Stephanie Valencuela Schmitt, também egressa da UCDB, faz residência no Hospital Regional. “A importância que a residência traz para minha carreira é a experiência prática e vivência profissional, pois algumas pessoas acham que o residente é igual ao estagiário, porém esse é um pensamento extremamente equivocado, dentro do hospital eu sou enfermeira igual a minha preceptora, a diferença é que eu tenho ela para me dar suporte ainda durante esse período de residência caso eu tenha alguma dúvida relacionada a condutas. Então além de ser financeiramente boa a residência é também uma especialização que nos permite aprofundar o nosso conhecimento em determinada área de concentração”, ressalta a egressa.

A egressa Roberta Salles Orosco Nunes, faz residência de Enfermagem no Hospital São Julião, referência no tratamento da hanseníase. “Estou gostando bastante da residência e adquirindo experiência, pois a gente tem autonomia profissional na residência e estou aprendendo várias coisas. Isso vai colaborar para que no futuro eu encontre uma colocação no mercado de trabalho”, enfatiza a enfermeira.