Realizada na UCDB, VI Savet promove 23 palestras e 17 minicursos

24/09/2019 - 7:30 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Daniele Bier, Rodrigo Piva e Paula Helena Santa Rita durante abertura oficial do evento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Javalis invasores e a repercussão em saúde única”; “Situação atual e perspectiva da produção de peixes no Brasil” e “As principais cirurgias do sistema reprodutor masculino de grandes animais” são temas de três das seis palestras que serão promovidas nesta terça-feira (24) pela VI Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (Savet) promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Os assuntos vão ser abordados por profissionais convidados, no anfiteatro do bloco C, no período da manhã, entre às 8h e às 11h30.

Ontem, durante a abertura do evento, as professoras Daniele Bier, coordenadora da graduação, e Paula Helena Santa Rita, uma das organizadoras do evento junto com a comissão acadêmica, ressaltaram a importância da semana. "É uma programação muito rica e com a intensa participação dos nossos acadêmicos. Podemos ver o crescimento de todos, o empenho, a dedicação a cada edição da Savet. Os calouros que ingressam já ficam na expectativa de chegar a vez deles e isso é muito gratificante".

A palestra de abertura foi com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Rodrigo Piva, falou sobre "O papel e a importância do CRMV". Aos acadêmicos, explicou as diferenças de atribuições dos conselhos regionais e o federal, das associações, dos sindicatos e apresentou as profissões que estão correlacionadas à Medicina Veterinária. O conselho é o maior apoiador do evento acadêmico. 

Programação

Hoje, no período da tarde, das 13h30 às 17h, acontece uma mesa-redonda sobre “Agricultura e pecuária: Medidas que minimizam o impacto ambiental e doenças infecciosas” e apresentação de trabalhos por meio de banners. (Clique aqui e confira o cronograma completo).

Voltada para profissionais da área e também para acadêmicos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências Biológicas, a sexta edição da Savet teve início nessa segunda-feira (23) e segue até sexta-feira (27). Ao todo, o evento promove 27 palestras, seis mesas-redondas e 17 minicursos — uma programação ampla que permite o encontro da teoria com a prática. “O objetivo é aprimorar saberes, propor novos estudos e permitir a interação dos acadêmicos com as experiências de pesquisadores e profissionais das diversas áreas da medicina veterinária”, declarou a professora que coordena a VI Savet, Dra. Paula Helena Santa Rita.

São mais de 40 profissionais convidados para participarem do evento. Entre eles esteve a Dra. Marina Gadiolli que atua na área de patologia clínica veterinária — especialidade voltada para a execução e interpretação de exames laboratoriais. No primeiro dia de evento (23), ela expôs para os acadêmicos a variedade de especializações voltadas para os médicos veterinários e a importância de fazer uma escolha assertiva.

“Se especializar é sempre bom, porém essa capacitação deve ser escolhida dentro do contexto e de como o médico veterinário vai trabalhar. Com a evolução da profissão, é preciso que o profissional busque modos diferente de exercê-la. Apesar disso, o conhecimento geral não deve ser descartado nunca. O clínico geral também é de suma importância para nossa área”, pontuou Marina.

Para os acadêmicos, a VI Savet tem proporcionado bastante aprendizado. Segundo, Rafaela Venturelli, de 19 anos, acadêmica do 2º semestre de Medicina Veterinária os temas são explorados de maneiras bem relevantes e explicativas. “É uma forma de nos ajudar a entender determinados assuntos que acabam chamando nossa atenção para uma futura área que queremos nos especializar”, comentou a futura profissional.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna