Projeto Pacu é visitado por acadêmicos de Ciências Biológicas, Zootecnia e Medicina Veterinária da UCDB

24/04/2018 - 9:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Para ampliarem os conhecimentos sobre os diversos sistemas de produção, acadêmicos de Ciências Biológicas, Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, na sexta-feira (20), de uma visita técnica ao Projeto Pacu — empresa pioneira em Mato Grosso do Sul na reprodução em larga escala de mais de 20 espécies de peixes.  

O local foi escolhido por ter uma dinâmica de trabalho voltada para a fertilização in vitro — larva, pós-larva, alevino e peixe adulto — e durante todo o processo, é feito o controle dos parasitas que podem comprometer o desenvolvimento do peixe.

A visita fez parte da disciplina integrada “Cordados e parasitologia”, ministrada pelos professores Ricardo Martins Santos e Maria Aparecida Perreli, no curso de Ciências Biológicas. “Hoje o nosso aprendizado na universidade é segmentado, mas uma disciplina sempre está ligada à outra e, muitas vezes, o aluno só enxerga isso quando chega no mercado de trabalho. Para evitar essa situação e preparar o acadêmico ainda dentro da Universidade que proporcionamos esse momento. Dessa maneira, ele terá mais autonomia quando estiver formado”, esclareceu professor Ricardo.

Na data, os alunos das outras duas graduações citadas também foram convidados e aprenderam a respeito das etapas do trabalho desenvolvido no local — acadêmicos de Medicina Veterinária receberam informações a respeito da sanidade animal e os de  Zootecnia conheceram mais da parte de alimentação e produção.

A próxima visita programada será no Centro Reabilitação Animais Silvestres (Cras), quando os acadêmicos irão aprender a respeito de peixes nativos e a pesca predatória, além das consequências deste tipo de pesca para a saúde dos animais e favorecimento do desequilíbrio ambiental.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna